Twitter

domingo, 25 de setembro de 2011

Sergipe é referência de descaso na saúde pública!!!


O Fantástico denunciou neste domingo 25/09 o super lotamento do Hospital Governador João Alves Filho e o funcionamento irregular do SAMU. O secretário de saúde do Estado justificou que o super lotamento é por causa das reformas que estão ocorrendo nos hospitais dos interiores, mas todos sergipanos sabem que isso não é verdade, pois nas cidades do interior o serviço de primeiros socorros mal acontecem.
Algo que não consigo entender é como o menor Estado do país pode ser notícia sempre no quesito descaso da saúde pública, deveria ser o contrário, por ser um Estado pequeno teria como organizá-lo e servir como referência para outros.
A Constituição Federal no artigo 196 dispõe que “a saúde é um direito de todos os cidadãos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução dos riscos de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação”. No entanto, a necessidade de mover o judiciário para alcançar esse direito, demonstra o descumprimento desses termos que, por estarem na Lei Magna, deveriam ser cumpridos a qualquer custo.
As pessoas morrem dentro dos hospitais por não receberem o mínimo da atenção necessária para um resolutivo tratamento. Buscam receber um atendimento correspondente com suas necessidades, um amparo dos profissionais da saúde (no intuito de sentirem-se protegidas e cuidadas), mas acabam encontrando, uma desordem, superlotação, e por consequência o não atendimento adequado, ficando à mercê da morte.
Indignante ainda, é perceber a quantidade de dinheiro que o governo possui. Empresta para outros países, investe em infra-estrutura para olimpíadas, desvia verba pública sem precisar devolver na maioria das vezes, e de outro lado, os hospitais largados ao caos, pessoas de bem que pagam seus impostos, morrendo nas filas dos hospitais.
A falta de investimento em infra-estrutura hospitalar, causa revolta aos familiares, que veem seus entes queridos em situação de péssimas condições, em corredores de hospitais, sendo atendidos em macas e cadeiras, sem o mínimo de dignidade. Essa é a realidade causada pela gravidade da falta de atenção à saúde por conta dos governantes.
A carência de profissionais qualificados juntamente com a falta de investimentos em novos hospitais e ampliação dos já existentes, faz com que se deprecie o atendimento, e não possibilite o acesso de todos os enfermos para o tratamento que necessitam.
A vida é única, e é protegida de todas as formas possíveis pelo ordenamento jurídico. O sistema de saúde, precisa urgentemente de investimentos, da mudança da mentalidade dos governantes para darem o devido valor para a saúde no Brasil.

2 comentários:

  1. Nossa ki descaso do estado,ainda tentam dar explicaçoes esfarapadas no uso de ambulancias sem licenciamento nem documentaçao se ker!!! toma vergonha politicos segipanos e vamos mostrar coisas boas nao essa pouca vergonha.tá ai meu desabafo

    ResponderExcluir
  2. É REALMENTE VERGONHOSA A FORMA COMO A SAÚDE É TRATADA NUM PAÍS QUE PAGA UMA DAS MAIORES TAXAS TRIBUTÁRIAS DO MUNDO, SENÃO A MAIOR. TODA ESSA CORRUPÇÃO E O DESCASO DOS GOVERNENTES É REVOLTANTE...

    ResponderExcluir